Sabe-se que até aproximadamente os 23 anos o metabolismo corporal da pessoa é acelerado, mas após essa idade a sua velocidade diminui.

Normalmente até essa idade, o estilo de vida praticamente de todos é mais intenso e tudo isso colabora para que haja equilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto calórico, tendo como conseqüência um corpo harmonioso.

É certo que há exceções, pessoas se excedem no consumo de alimentos e/ou tendo vida sedentária e já poderá estar obeso nessa idade. Estamos comentando sobre a maioria.

A partir dos quarenta anos, o organismo tende a trocar massa muscular por tecido adiposo (gordura), intensificando essa troca depois dos sessenta anos.

Sempre relatamos nessas matérias que a melhor opção de emagrecimento ou manutenção do peso corporal é por intermédio de alimentação adequada com os melhores carboidratos, proteínas, gorduras, bastante água, horários corretos das refeições, de sono e principalmente exercícios físicos.

Nesta matéria chamaremos a atenção para o emagrecimento após os sessenta anos. Deve haver sem dúvida os exercícios físicos. Idosos que diminuem apenas a ingestão de alimentos sem fazer exercícios perdem mais massa magra, isto é, perdem musculatura.

Essa perda de musculatura pode trazer problemas de locomoção com limitações de mobilidade deixando-os mais sedentários ainda. Quem perde peso apenas fazendo restrição de alimentos, sem exercícios, perde a habilidade de queimar gorduras. Isto foi constatado em pesquisa realizada pela Universidade de Pittisburgh.

A melhor forma de driblar a diminuição natural da musculatura é praticar exercícios de resistência, como a musculação e o pilates, por exemplo. Combinados a um exercício aeróbico (caminhada), no mínimo três vezes por semana, auxiliam na formação de massa muscular e trazem impacto positivo na prevenção de osteoporose, problemas de memória, concentração e atenção, e transtornos psicológicos.

Quanto à alimentação é necessário adquirir hábitos saudáveis como fracionar a alimentação em cinco refeições diárias, consumir pelo menos cinco porções de vegetais por dia, evitar guloseimas e embutidos e não ingerir comidas pesadas à noite.

Portanto idosos com sobrepeso podem tranqüilamente ajustá-lo tomando essas precauções.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: