pilates idosos

 

PILATES PARA IDOSOS

 

A OMS (Organização Mundial de Saúde)diz em seu documento: “Envelhecimento ativo: Uma política de saúde”.Atualmente o Pilates esta sendo utilizado em pesquisas científicas e praticado por grandes hospitais como: Incor do HC e o Albert ,então porque ainda existe o medo de praticá-lo? Acredito que pode ser falta de informção,por este motivo leiam o texto abaixo e obtenham informações que mudarão seus hábitos de vida,para uma vida mais ativa,eu assino embaixo,(Carmona,F)

O envelhecimento é um processo natural e gera muitas mudanças no organismo como a perda de massa muscular, a redução da densidade óssea e a diminuição do metabolismo. Essas modificações fazem com que o organismo fique mais vulnerável e aumentam as chances de que a pessoa sofra com problemas nas articulações, na coluna, doenças cardíacas, entre outros males.

A prática do método Pilates, juntamente com uma dieta equilibrada, é capaz de amenizar os efeitos do envelhecimento e prevenir doenças e ainda é apontado por especialistas como uma atividade perfeita para as pessoas da 3a idade .

Alguns de seus benefícios são:

– alívio da dor,
– maior percepção dos movimentos,
– fortalecimento muscular,
– maior equilíbrio,
– aumento da flexibilidade,
– alívio do estresse,
– melhora da capacidade cardio-respiratória,
– prevenção de lesões.

O Pilates trabalha os músculos abdominais em conjunto com os músculos da coluna formando o centro de força. A ativação destes inclui o assoalho pélvico que consiste de músculos utilizados para controlar o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo. Fortalecer estes músculos nas pessoas idosas é importante, pois neste período a incontinência urinária e fecal é muito freqüente (Craig, 2004).

Existem importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na 3a idade:

• Melhora da velocidade de andar;

• Melhora do equilíbrio;

• Melhora da auto-estima;

• Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;

• Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca
.
• Diminuição da depressão.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na 3a idade é a queda que geralmente acontece por diminuição do equilíbrio, fraqueza muscular, doença cardiovascular e ingestão de alguns medicamentos.O Pilates nestes casos ajudam :

1-Fortalecendo os músculos das pernas e costas;

2- Melhorando os reflexos;

3- Melhorando as reações posturais;

4- Melhorando a velocidade de andar;

5- Melhorando a flexibilidade;

6- Mantendo o peso corporal;

7- Melhorando a mobilidade,

8- Diminuindo o risco de doença cardiovascular.

PILATES E POSTURA(rpg)

A postura incorreta, além de diminuir a auto-confiança, obstrui a respiração, tensiona os músculos e pode afetar as articulações, propensas a artrite, artrose e dor generalizada.Com o trabalho des exercícios para o power centro( músculos do abdomen, pelve e músculos lombares)da técnica do Pilates, irá propiciar ao fortalecimento e alongamento desses músculos e consequentemente a melhora da postura.

PILATES E FLEXIBILIDADE

O idoso consegue eliminar a rigidez muscular e articulare grande parte da dor mediante a prática contínua de Pilates ativando a circulação e diminuindo os espasmos musculares.

 
Postado por FlaviaFisioPilates às 13:51

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: