pilates terceira idade

PILATES ATRAI CADA VEZ MAIS PRATICANTES DA TERCEIRA IDADE

Método ajuda a promover a respiração correta, diminui dores nas articulações, aumenta flexibilidade e o equilíbrio corporal

Segundo o IBGE, a estimativa é que, no Brasil, a quantidade de idosos aumente 16 vezes tendo por base a população das décadas de 1950 e de 2025. Um crescimento 11 vezes mais expressivo que o do restante da população. Por isso, o interesse pelos hábitos de consumo e o estilo de vida dos idosos está em pauta e surge como um assunto de interesse geral. A busca pela saúde e auto-estima deste público figura entre os temas mais discutidos pela sociedade contemporânea.

Entre as atividades físicas de preferência dos idosos se destaca o Pilates: método criado por Joseph Hubertus Pilates, que desenvolve exercícios de condicionamento físico e mental e trabalha o corpo de forma global, com equipamentos que fortalecem os músculos e articulações de maneira harmoniosa, proporcionando força, alongamento e flexibilidade.

Os exercícios são ajustados de acordo com a capacidade física de cada aluno, sempre tendo em vista os limites de cada praticante, e assim, desenvolvendo o método de forma individual e exclusiva. Para Alice Becker, pioneira na difusão e expansão da metodologia em toda a América do Sul e presidente da PHYSIO PILATES®, a atividade com resultados personalizados é a principal razão pela qual a modalidade ganha, cada vez mais, a preferência dos idosos.

Interessados em manter muito mais do que a forma física, os idosos se identificam com o Pilates por melhorar também a auto-estima do praticante, que consegue realizar exercícios que acreditava não ter mais capacidade para cumprir. Os benefícios vão além e com ajuda do método o público constata em pouco tempo de prática alívio de dores no corpo, fortalecimento muscular, melhora no equilíbrio corporal, entre outros.

Devido à grande procura pelas aulas em seus studios, a PHYSIO PILATES® criou um programa direcionado exclusivamente aos idosos, o Pilates and Active Aging – envelhecimento ativo. “A proposta do programa é proporcionar ganhos em todas as esferas da vida: física, espiritual, emocional, intelectual, profissional e social”, diz Alice Becker, presidente da PHYSIO PILATES®, instituição presente no Brasil desde 1991.

O assunto ganhou tanto destaque que será debatido na 6º Polestar International Conference e 3ª Conferência Sul-Americana Physio Pilates, conferência internacional da entidade que certifica os studios e professores do método de Pilates pelo mundo. O evento acontecerá este ano pela primeira vez no Brasil, de 1 a 3 de outubro, em Salvador, com palestras dos principais e mais importantes profissionais de Pilates do mundo. A 6º Polestar International Conference discutirá também assuntos como Pilates para distúrbios osteomusculares, Pilates na gravidez, Pilates para Corredores e Ciclistas, entre outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: